A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou mais um caso de febre maculosa em um morador da capital do país. Com isso, em 2024, já são três infecções pela doença em Brasília. Dos 69 casos notificados, 40 foram descartados e outros 19 permanecem em investigação.
Os dois primeiros pacientes foram infectados pela bactéria entre agosto e setembro, e apenas um precisou ser internado. A confirmação da infecção chegou em 2 de outubro, e ambos estão curados. Os pacientes eram homem de 15 a 20 anos e uma mulher de 40 a 49 anos.
Já o terceiro paciente também é um homem, de idade entre 30 e 39 anos, residente em São Sebastião. Ele, que já está curado, apresentou sintomas como calafrio, febre alta, dores de cabeça e abdominal. O local provável de infecção foi Palmital, em Minas Gerais.
Segundo a secretaria, a confirmação ou descarte dos casos, é necessário realizar duas coletas de exames, com um intervalo de duas semanas entre elas. Por isso, há um espaço entre a manifestação da doença e a confirmação da infecção.
Em 2023, foram notificados 142 casos de febre maculosa no DF, mas todos foram descartados.