*/
A alta “preferência” de passageiros de Planaltina (GO) em usar transporte pirata para se locomoverem até o Distrito Federal pressionou a empresa responsável pela rota a reduzir o valor da tarifa paga no Entorno. A partir desta quarta-feira (16/10), entra em vigor um valor promocional da Amazônia Inter Oficial, com o desconto de 30% no valor da viagem.
Com a medida, o passageiro que utilizar o Cartão Comum vai deixar de pagar R$ 11,05 e passará a desembolsar R$ 7,74 para fazer o trajeto. A promoção não é válida para vale-transporte nem dinheiro.
Em nota, a empresa informou que cerca de 20 mil passageiros em um universo de 32 mil têm preferido a clandestinidade do serviço. A Amazônia Inter ressaltou que a situação tem sido “insustentável”, e que fica com a responsabilidade da gratuidade do serviço em casos de usuários idosos, policiais civis e militares, bombeiros, entre outros.
De acordo com a empresa, a diminuição do valor se deve à tentativa de chamar a atenção para o transporte pirata no município e a “uma tentativa de sobrevivência adotada pela empresa” (leia nota na íntegra abaixo).
A empresa acrescentou que manterá a tarifa promocional até aumento significativo dos combustíveis. Em um vídeo publicado em 28 de setembro na página da Amazônia Inter Oficial, o dirigente da companhia, João Marques, alegou que havia pesquisas envolvendo a redução. “Trata-se de um estudo que está sendo feito há seis meses com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para implementar novos valores”, disse o empresário na publicação.