*/
Presa na noite da última terça-feira (10), a advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra terá uma privativa na Unidade Prisional de Buíque, embora a colônia penal feminina dessa penitenciária esteja operando com 170% da capacidade. A informação é da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de Pernambuco (Seap/PE), e foi publicada no jornal Diário de Pernambuco. O motivo, de acordo com o Estado, é que o caso de Deolane tem ampla repercussão pública e que é preciso resguardar a segurança dela.
“Por se tratar de um caso de repercussão, ela está em uma cela reservada para resguardar a sua integridade física”, disse a secretaria em nota.
Pessoas com formação superior tinham, até abril de 2023, direito à cela especial em prisões preventivas. O benefício foi extinto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que após anos de julgamento, o entendeu como inconstitucional. Deolane, ainda assim, tem o direito de ter acesso à uma cela especial mesmo diante da prerrogativa, por ser advogada.