A Escola Classe 16 de Planaltina (DF), onde uma professora foi feita refém nessa quarta-feira (21/8), não abriu as portas na manhã desta quinta (22/8) e seguirá fechada durante a semana devido ao episódio.
Por meio da Secretaria de Educação (SEEDF), os gestores da EC 16 informaram que as aulas voltarão a ocorrer normalmente na segunda-feira (26/8) e que o conteúdo perdido será ministrado em sala. A professora vítima da ocorrência saiu de licença médica e não teve a data de retorno às classes informada.
Além disso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Planaltina, vizinha ao colégio, oferecerá atendimento psicológico à comunidade escolar nos próximos dias, com acompanhamento a estudantes e profissionais da instituição de ensino.
A educadora ficou mantida refém de um adolescente de 16 anos estudante do turno da noite no colégio. Ele entrou no colégio por volta das 13h e manteve uma educadora rendida, com uma faca próxima ao pescoço dela.
A vítima foi libertada por volta das 14h30, atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e levada para o Hospital Regional de Planaltina (HRP), com ferimentos no rosto, no pescoço e em estado de choque, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Após ser apreendido, o jovem foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) 1, na Asa Norte.
A professora feita refém pelo estudante aproveitou um momento de distração do adolescente para se desvencilhar e empurrar a faca que ele segurava. Um vídeo obtido pela coluna Na Mira, do Metrópoles, mostra toda a ação.
A vítima estava na sala dos professores, quando o adolescente chegou e a rendeu. Depois, com policiais e bombeiros à porta do local, em negociação para soltura da professora, o adolescente encostou em uma parede, enquanto ainda segurava a educadora com o braço esquerdo e usava a mão direita para manter a faca contra o pescoço dela.
Pouco depois, ele coloca a arma branca na mão esquerda e usa a direita para pegar uma garrafa d’água e beber. Nesse momento, a professora age rapidamente: ela toma a faca da mão do estudante e a arremessa para longe. As equipes de segurança, então, entram na sala e rendem o adolescente.