O Governo do Distrito Federal (GDF) assinou uma carta de intenções junto à Intel Corporation, multinacional do setor tecnológico, para a instalação de um data center na capital do país.
O acordo prevê que a empresa trabalhará, por exemplo, com um equipamento que tenha capacidade de processamento em larga escala de inteligência artificial (IA) e soluções de nuvem para tratamento seguro de dados governamentais.
Essas tecnologias podem proteger transações, garantir a privacidade de dados e criar um ambiente comercial mais seguro e eficiente. Para o GDF, a medida ainda tem potencial para diversificar a cadeia tecnológica e impulsionar a economia local, com estimativa de gerar centenas de empregos.
O documento tem assinatura da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) – por meio da subsidiária BioTIC S/A., que está à frente do Parque Tecnológico de Brasília – e da Intel Corporation, gigante global no ramo da tecnologia e presente no Brasil desde 1997.
Para o governador Ibaneis Rocha (MDB), propostas que desenvolvam o ambiente tecnológico do Distrito Federal são bem-vindas. “Esperamos que essa carta de intenções possa gerar um ambiente de negócios dinâmico e inovador para o DF, consolidando nossa cidade como um importante hub tecnológico na América do Sul”, declarou.
Pelo acordo, a Intel se compromete a financiar os recursos internos necessários para o desenvolvimento do projeto. A empresa também se encarregará da criação de um estudo de caso para descrever os resultados e benefícios potenciais da colaboração. Em contrapartida, o Distrito Federal e a Biotic S/A. vão oferecer o suporte técnico e o acesso às informações e aos locais necessários para execução do projeto.
A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), destacou o caráter estratégico do acordo para a capital federal. “A assinatura da carta de intenções entre o GDF e a Intel marca o início de uma parceria estratégica para transformar Brasília em um polo tecnológico”, assinalou.